Entre os dias 16 e 19 de junho, acontece a sexta edição da WME Conference — a maior conferência brasileira voltada para o protagonismo feminino no mundo da música. Depois de apresentações gratuitas nos dias 17 e 18 de junho (sexta-feira e sábado), com Bebé, LAZÚLI, Aíla e Bixarte, na Praça Dom José Gaspar, no domingo, dia 19, haverá o grande show de encerramento, com MC Carol, Kaê Guajajara e uma atração surpresa que só será revelada um dia antes do evento. O espetáculo será na Casa Natura Musical, parceira e apoiadora do evento, em Pinheiros. Ingressos gratuitos devem ser retirados previamente (ver abaixo).
Kaê, nascida no Maranhão e pertencente à etnia Guajajara, carrega consigo uma visão atual e afiada sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil, e que é amplificada no álbum Kwarahy Tazyr, novo trabalho da cantora, rapper, compositora, escritora, atriz, arte educadora e ativista, que rege sua apresentação no WME. A multiartista faz de sua obra uma oportunidade para mais pessoas indígenas se reconhecerem fora da identidade colonial, e também oferece aos brasileiros um caminho para a empatia com os povos originários, que denunciam continuamente o racismo e a exploração que sofrem. Além do show, a artista também dará uma oficina com o tema: Descolonização musical, sonhos e bem viver.
Ela se une a um grande nome do funk brasileiro, MC Carol, que nos últimos anos, fez shows nos EUA, Reino Unido e Europa, palestrou na Brown University e na Universidade Católica de Porto, foi atração do Rock in Rio 2019, viralizou com sua participação como apresentadora de um reality show e, no ano passado, foi anunciada como uma das integrantes da turma inaugural de artistas do #YouTubeBlack Voices / Fundo Vozes Negras, iniciativa idealizada pelo YouTube para potencializar artistas e criadores negros. Na Casa Natura Musical, ela mostrará a veia cômica — sua característica marcante — ao lado de músicas que vão abordar temas como a sexualidade do ponto de vista feminino, além da gordofobia e o machismo, questões que a MC combate no dia a dia.
A participação de MC Carol no WME não se resume somente ao grande momento do espetáculo final. Ela também será um dos destaques da programação de painéis. Ao lado de Karol Conká, a funkeira faz um back to back sobre saúde mental e carreira no segundo dia de programação diurna, 18 de junho, na Biblioteca Mário de Andrade, às 15 horas.
Este ano, com um dia a mais que nos anteriores, a WME ultrapassará 40 horas de conteúdo em conferências, painéis, pitches, masterclasses, oficinas, além de shows e festas espalhados pela cidade , que formam o circuito phygital. As atrações noturnas serão realizadas no casinha Heavy House, no novo clube do centro, N/A na Praça Dom José Gaspar, velha conhecida de quem curte baladas vespertinas na região, e na Casa Natura Musical, palco da festa de conclusão. Painéis, oficinas, masterclasses e experiências de marcas vão ocorrer durante o dia, na Biblioteca Mário de Andrade.
Idealizada por Monique Dardenne e Claudia Assef, a WME Conference Phygital assinala o retorno da plataforma ao presencial, depois de duas edições remotas devido à pandemia de Covid-19. “Estamos muito animadas para combinar o presencial e o virtual pela primeira vez. Isso vai nos dar a oportunidade de manter a capilaridade do evento, ter público de todo o país (e até de fora dele) e ainda viver a experiência que só o presencial é capaz de promover’’, diz Monique.
O show, totalmente gratuito, terá distribuição de ingressos, parte online pré-evento e parte na porta da Casa Natura Musical horas antes do início. Só serão liberados dois ingressos por CPF e é necessário comprovante de vacinação para assistir ao show.