08 de março, no qual se comemora o dia internacional da mulher, é um marco na luta das mulheres. A data relembra a série de protestos de operárias do século XX, nos EUA e Europa, em busca de melhores condições de trabalho. Celebrando essas e outras mulheres que compõem a história feminista, o MIRA (Mirante 9 de Julho) recebe durante o mês de março a ocupação “Mira Aqui”: um mês com música, festa, debate, exposição, oficina e feira com mulheres na linha de frente.
Às quintas-feiras, o projeto residente “Mira Essa Encrenca” recebe edições especiais com bandas delas. Idealizado pela cantora e compositora Fernanda Leite, da banda Trouble and The New Brazilians, a proposta é fomentar a nova cena da música independente. A cada edição, três artistas mostram seus projetos e potências. Em março, além de shows haverá bate papos e vivências contando com atrações como Gali Galó, Marina Melo, Júlia Branco e Guerrilha Garagem. Confira a programação completa: https://www.facebook.com/
Nas sextas, a ressaca de carnaval garante mais um gosto de folia para as carnavalescas e carnavalescos, com blocos protagonizados por mulheres fazendo festa. No dia 06, o bloco feminino e feminista Eu Acho é Coco faz a festa com cultura popular e Coco de Roda. Além de percussão e vocais, o bloco é acompanhado por performances circenses que compõe a grande roda. Para seguir o mês em ritmo carnavalesco, o Bloco Beat e o Coco de Oyá também estarão no MIRA.
Outra atração inédita e exclusiva é a Pardieira, versão feminina da festa Pardieiro, que acontece no dia 07. Um vôo sobre o Brasil de A a Z com a DJ Brenda Ramos (Bloco Lua Vai), Evelyn Cristina (Gambiarra A Festa e Festa Balaio Groove) e KDtereza (Nossacasa Confraria de Ideias) fazendo a pista, além de show de Jadsa Castro e flash tattoos.
Aos domingos o MIRA também receberá a banca de plantas LIRA, com vasos de hortaliças, ervas de cura, flores e PANCS – plantas alimentícias não convencionais. Plantas para cultivar dentro de casa e viver de maneira cada vez mais sustentável, empoderada e livre. Mostrando que o prazer da natureza pode – e tem urgência – de coexistir com o ambiente urbano.
O domingo 08 de março, no qual se celebra oficialmente o Dia da Mulher, a DJ Lys Ventura, ex integrante do coletivo Feminine Hi Fi, apresenta seu caldo de raíz global com intervenções do agora na festa Gengibre. Vai ter Jamaica, New Orleans, Brasil, África… Ao vivo & vinil para celebrar a luta feminista. O evento ainda contará com feira e live paiting.
A quarta-feira, 11, recebe o aniversário do projeto UX Para Minas Pretas, uma iniciativa para formar mulheres do futuro. Haverá roda de conversa sobre afrofuturismo, mercado de trabalho e novas perspectivas (plurais) Indique uma Preta, Minas Programam e UXMP, seguidas de festa com DJs.
O dia 14 recebe a festa Atrack, novo projeto de Paula Chalup, que desde os anos 90 está presente na cena techno e underground do país. A DJ será acompanhada por Angélica Moller e Shey Guedes. No dia 15, as “coletivas” Vulva, PWR Records, SÊLA e San Records se juntam para fazer a festa das minas e da música no MIRA.
O dia 21 recebe a Sessão TPM, edição especial do projeto Todas Podem Mixar, idealizado Dj Miria Alves, que ensina mulheres a mixar. No evento, a DJ convida alunas e público para uma experiência sonora. A Sessão TPM será acompanhada pelo Slam das Minas, um espaço de voz e acolhimento para as mulheres da poesia falada.
O último fim de semana do mês recebe a festa Astral no sábado, 28, com referências místicas que representem a feminilidade e façam elas e eles cairem na pista com leveza a graça. O domingo, 29, será preenchido pela festa Eu Gosto de Ser Mulher. Comandada pelo DJ Zé Pedro, o projeto estreou como bloco no carnaval 2020 de São Paulo, homenageando as mulheres da música nacional e promovendo reflexões do que significa ser mulher nos dias atuais.
Durante todos os dias do mês, a exposição “Pretas”, da multi artista Di Monique, estará no MIRA. Entre os eventos haverá ainda bazar, feirinhas, festas, e atividades diversas geridas por mulheres e feitas para todas e todos. Slam, performance, oficinas e debates também estão na programação. Acompanhe tudo em: https://www.facebook.com/
MIRA (Mirante 9 de Julho)
Rua Carlos Comenale, s/n, atrás do MASP
Funcionamento de terça à domingo, 10h às 22h
Entrada gratuita