Uma canção que nasceu do vazio ganha forma em um vídeo igualmente orgânico e intenso. Assim surge “Mais Do Que É”, novo clipe de OA, projeto do multi-artista curitibano Raphael Moraes que revela mais um single de seu álbum de estreia. A música, já disponível nos serviços de streaming, abre com o verso “ando feito um poeta sem poesia” e transforma o medo de obsolência e irrelevância em uma performance de dança em plano sequência feita pela atriz Louise Helene.
‘Mais Do Que É’ talvez tenha sido a primeira composição a surgir para o álbum que está por vir. E ela representava um certo receio que eu tinha de não ter mais inspiração. Parecia que a dureza das coisas já era mais forte ou maior do que qualquer possível inspiração onírica que eu poderia vir a ter. E assim surgiu a canção, dessa reflexão sobre a dureza das coisas e a aspereza da vida”, explica Raphael.
Ainda na fase de pré-produção de OA, Moraes enviou algumas das faixas do disco a Louise, uma amiga de quem sempre admirou o trabalho como atriz. A proposta era que ela escolhesse uma canção para interpretar em um clipe. A artista foi de São Paulo a Curitiba e construiu o roteiro do clipe ao lado de Raphael Moraes, tendo como ponto de partida apenas sensações e um jogo de luzes que deixava em primeiro plano a interpretação – e não a locação ou o contexto. Dessa forma, foi criado um espaço que era um nada, um vazio, que foi o mesmo mote da faixa. Pela fluidez dos movimentos entre Louise e a câmera, surgiu um plano sequência espontâneo e que capta a intensidade da performance.
A faixa é uma introdução ao modo de composição lírica de Raphael Moraes e a primeira a ser produzida. “Mais Do Que É” é o segundo clipe do álbum visual que apresentará o projeto OA – a primeira faixa revelada foi “Céu 1“. “Talvez ‘Mais Do Que É’ seja a letra que mais se aproxime do jeito que gosto de lidar com as palavras e sentimentos, já que é um álbum super passional e íntimo”, reflete OA.
Criado, performado e dirigido pelo próprio artista, OA funciona como uma amostra da amplitude do trabalho do paranaense. Moraes, que além de músico é diretor audiovisual, produziu e dirigiu os vídeos do projeto.
Ele começou a ser construído em 2016, com composições de Raphael, que desde o início já pensava em ter um nome para o projeto que oferecesse mais amplitude que somente sua própria imagem e pessoa. Entre 2017 e 2018, o álbum foi gravado, produzido e masterizado com calma e cuidado, e será lançado em junho.