Arthus Fochi faz primeira turnê em Portugal e Espanha

O cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro Arthus Fochi se apresenta em Portugal e Espanha pela primeira vez. O artista leva sua sonoridade mesclada de ritmos da América do Sul em shows intimistas que passarão por três cidades ao longo de um mês.

Começando por Lisboa, Arthus se apresenta em 31/07; em seguida, faz dois shows no Porto (02 e 03/08) e retorna à capital em 06 de agosto. No dia 21, é atração do Festival Feito a Man, em Santiago de Compostela. Dois dias depois, volta ao Porto. Por fim, em 28 e 31/08, realiza os últimos shows em Lisboa.

O artista divulga atualmente o álbum “Arthus Fochi e Os Botos da Guanabara”, gravado ao vivo. O artista traz em sua discografia, direto do Rio de Janeiro, também os CDs “Êxodo Urbano”, gravado em Madri; e “Suvaco do Mundo”.

Compositor, poeta, músico, pesquisador, professor e historiador. Todas essas são facetas presentes na aura artística de Arthus Fochi, um carioca filho de pai guarani paraguaio, que convergem na música. Como autor, lançou dois livros independentes: “Afasia” (2010) e “Poema Poeira” (2012), com apoio técnico e parceria da Editora Cozinha Experimental. Em 2018, lançou também “Ao amor imigrante”, pela Editora Urutau.

Fochi faz de seu trabalho uma coleção de referências musicais e poéticas, brasileiras e latinoamericanas, folclóricas e modernas há mais de 10 anos.  Desde 2007, ele investiga ritmos da América do Sul, em viagens e residências artísticas. É articulador e fomentador da cultura hispano-americana no Rio de Janeiro. Ao lado de Guilherme Marques, desenvolve como diretor geral o label Cantores del Mundo, cedido a Arthus em 2015 por Tita Parra (neta da folclorista icônica Violeta Parra).

Já participou de peças teatrais como diretor musical e ator (entre elas, “Xambudo”, dramaturgia de Aderbal Freire Filho, vencedora do Festival de Teatro do Rio 2010). Em 2015, atuou e fez trilha sonora para o curta metragem “Sopro, Uivo, e assovio”, de Bernard Lessa. Em 2013, iniciando a carreira musical, lançou o primeiro disco, “Êxodo Urbano”, gravado a convite de Juan Alcón na IEMF Los Carmeles (Madri). Em 2017, lançou seu segundo álbum, “Suvaco do Mundo”. Desde 2018, se dedica ao projeto Ano Sabático, onde realiza parcerias com nomes em ascensão da música brasileira e de outros países da América do Sul.

Arthus Fochi segue preparando outras novidades ainda para 2019.

Share the Post:

Related Posts