Presidente Prudente é o vigésimo primeiro município a receber a #ViradaSP Online. A transmissão acontece neste sábado, dia 27 de março, a partir das 12h, pela plataforma #CulturaEmCasa (http://www.culturaemcasa.com.br). O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com gestão da Organização Social Amigos da Arte, é realizado em parceria com a cidade. Marcelo D2 e a cantora Luciana Mello são algumas das atrações. O evento também apresentará ao público a diversidade cultural da cidade por meio de diversas apresentações das mais diferentes linguagens artística. (Confira a programação completa abaixo) .
Respeitando a importância do isolamento social neste momento em que o país atravessa o pior momento da pandemia, esta edição da #ViradaSPOnline contará com lives de grandes nomes do cenário nacional e regional. Além de Marcelo D2 e da cantora Luciana Mello, o grupo de hip hop Ruas de Fogo também está na programação. O GEM-Grupo Experimental de Música apresentará uma live especial transmitida diretamente do Teatro Sérgio Cardoso. A trupe agrega em seu trabalho música, lutheria e artes visuais. Utiliza inúmeros tipos de materiais como instrumentos e cenografia, que através da reciclagem de materiais, produzem instalações sonoras.
Presidente Prudente foi selecionada a partir de chamada pública realizada por intermédio do programa #JuntosPelaCultura 2020, adaptado para o formato virtual. Diversas atrações locais estão na programação: O grupo Fina Estampa com o show “Clara Nunes & Ivone Lara: O Reencontro” . No duplo tributo, o Grupo Fina Estampa apresenta os principais sucessos das duas célebres figuras do samba, como “Acreditar” e “Conto de Areia”. Ainda entre as atrações de artistas prudentinos estão o grupo Mistura do Samba com Zhezinho do Cavaco que apresentará um show recheado de sambas de compositores de diversos estados brasileiros; o Bailão Caipira, com Renato Toa Toa, com músicas tradicionais da região; o show Guitarras, com Jotacê Cardoso & Edgard Mitio, os dois instrumentistas tocarão alguns clássicos do jazz e do blues como “Take Five”, “Standards jazz”, “Cinco por quatro” Blue Moon” e “Misty”; Allison Thales e seu acordeon, com músicas autorais e das regiões sul e nordeste do país; o grupo Kinoglass com o show homônimo, explorar novos caminhos nos ramos da música pesada, atingindo uma sonoridade auto denominada como Thrash Metal Psicodélico. A atividade circense da região será representada pelo Circo Teatro Rosa dos Ventos com Hoje tem espetáculo, com clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos. Além do Mestre Pradella Capoeira e da Batalha do Vale.
“A cada orientação do Plano São Paulo, nos adaptamos e reformulamos nossas atividades sem nunca parar nossa grata missão – o acesso amplo e democrático da cultura a todas às pessoas, onde estiver; e a contribuição para os artistas regionais tenham o seu trabalho difundido”, afirma Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.