O final do ano se aproxima e você já consegue sentir o cheirinho da Retrospectiva do Spotify? É isso mesmo, o momento mais aguardado do ano, chegou! Assim como já é de costume, o Spotify preparou uma retrospectiva com as músicas, artistas, álbuns e podcasts mais ouvidos de 2020, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Um compilado com todos os favoritos do ano em matéria de áudio. Algum palpite? Bora conferir os queridinhos do ano!

O destaque de 2020 vai para a Esquenta Sertanejo, maior playlist do Spotify no Brasil, que conquistou o seu lugar no Top 10 das playlists mais ouvidas do mundo! Contando atualmente com mais de 5 milhões de seguidores, ela existe desde a chegada do Spotify no Brasil, em 2014, e conta com os maiores sucessos da música sertaneja.

Quando o assunto é os artistas mais ouvidos do ano, vou ser sincero com você, Marília, nós até entendemos que não adianta pôr graveto numa fogueira que não pega mais, mas ainda assim precisamos ouvir seu conselho muitas milhões de vezes no Spotify. No topo dos 10 artistas do ano no Spotify, a rainha da sofrência é a mais ouvida na plataforma. Mas, calma! Ela não foi a única que nos fez sofrer esse ano. Henrique & Juliano, Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Jorge & Mateus e Maiara e Maraisa também garantiram seu lugar no ranking. A lista dos artistas mais ouvidos do ano contou ainda com o funk, muito bem representado pela cantora Anitta e a batida do DJ Alok.

Mas, e a música mais ouvida de 2020? “Liberdade Provisória”, da dupla Henrique & Juliano. O hit garantiu aos irmãos o topo do ranking. O segundo lugar ficou com “A Gente Fez Amor – Ao Vivo”, sucesso na voz do embaixador Gusttavo Lima, seguido na terceira posição pelo hit “Graveto – Ao Vivo”, interpretado pela rainha da sofrência, Marília Mendonça. Quem também deu o ar da graça foi Dua Lipa. A cantora britânica que fez história no Brasil, conquistou o 9º lugar da lista com seu “Don’t Start Now” – “tamborzinho, tamborzinho”!

Será que com essas informações já dá pra se ter uma ideia de quais foram os álbuns mais escutados do ano? Pode se dizer que sim! A primeira posição deste ranking ficou com “O Embaixador in Cariri (Ao Vivo)”, de Gusttavo Lima. O segundo lugar ficou com “Por Mais Beijos Ao Vivo (ao Vivo)”, da dupla Zé Neto & Cristiano, e o terceiro com “10 Anos Na Praia”, dos irmãos Matheus & Kauan. Ainda nesse quesito, vale destacar a revelação do ano, Os Barões da Pisadinha, que chegaram com tudo! Eles não só conquistaram o seu espaço no ranking dos artistas mais ouvidos do ano, como também, emplacaram dois dos seus principais álbuns – “Agora Eu Pego Mesmo” e “Batom de Ouro”, na sexta e sétima posições, respectivamente. E teve ainda Orochi fechando a lista com chave de ouro. A revelação do hip-hop/rap, ficou com a 10ª posição.

Oferecendo entretenimento e informação, em 2020, os podcasts reforçaram seu grande potencial de crescimento no mercado brasieliro. A podosfera nacional foi impactada por uma avalanche de criadores de conteúdo, apresentadores, atores e jornalistas do mais alto padrão, que contribuíram para que nos tornássemos o segundo maior mercado consumidor do formato, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A primeira posição da lista dos podcasts mais ouvidos no Brasil em 2020 foi conquistada pelo “Horóscopo Hoje”, um programa original do Spotify que, diariamente, disponibiliza a previsão de cada signo do zodíaco. O segundo lugar coube ao “Café da Manhã”, noticiário que traz informações sobre o Brasil e o mundo, de forma simples e objetiva. O terceiro lugar da lista foi do “Primocast”, especializado em dicas sobre investimentos, finanças e empreendedorismo, seguido pelo “NerdCast”, que aborda todos os assuntos preferidos do mundo nerd.

Os mais ouvidos de 2020 no mundo

Em um ano marcado por tantas surpresas, você deve estar se perguntando: E fora do Brasil, quem foi que se destacou? Nós te contamos! No ranking global, com mais de 8,3 bilhões de streams, quem assumiu o primeiro lugar de artista mais ouvido de 2020 foi o rapper porto-riquenho Bad Bunny (confira a reação dele ao saber da notícia), seguido por Drake e J Balvin, pelo falecido rapper Juice WRLD e The Weeknd.

Confira mais curiosidades sobre o ranking de músicas globais e o consumo de podcasts no mundo:

Billie Eilish continua seu reinado como a artista feminina mais transmitida do Spotify pelo segundo ano consecutivo, e seu álbum WHEN WE ALL FALL ASLEEP WHERE DO WE GO entrou na lista dos 10 álbuns mais transmitidos pelo segundo ano;

Taylor Swift, que lançou seu álbum Folklore em julho, é a segunda artista feminina mais ouvida de 2020. Ariana Grande, que lançou seu álbum Positions em outubro, vem em terceiro lugar e Dua Lipa, que lançou seu álbum Future Nostalgia no início deste ano, é o quarto. Halsey, que lançou seu terceiro álbum de estúdio Manic em janeiro, ficou com o quinto lugar.

A música mais escutada de 2020 foi “Blinding Lights” do The Weeknd, com mais de 1,6 bilhão de streams. No segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão “Dance Monkey” de Tones And I e “The Box” de Roddy Ricch. A quarta música mais ouvida do ano foi “Roses – Imanbek Remix” de Imanbek e SAINt JHN, seguida por “Don’t Start Now” de Dua Lipa.

O álbum mais escutado globalmente em 2020 foi YHLQMDLG de Bad Bunny, que acumulou mais de 3,3 bilhões streams, seguido por The Weeknd com After Hours e o álbum Hollywood’s Bleeding de Post Malone. Completando a lista dos maiores álbuns estão Harry Styles com Fine Line e Dua Lipa como Future Nostalgia.

The Joe Rogan Experience ocupa o primeiro lugar no podcast mais popular do ano, em todo o mundo. Em segundo e terceiro estão o TED Talks Daily e The Daily, mostrando que os ouvintes estão sempre em busca das notícias. O quarto podcast mais popular foi The Michelle Obama Podcast, seguido pelo programa de comédia e conselhos, Call Her Daddy.

Agora, vamos aos esperados rankings!

Rankings Brasil – Retrospectiva 2020 do Spotify:

Rankings globais – Retrospectiva 2020 do Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *