Se antes os artistas precisavam de uma chance na TV para lançar seus videoclipes com burburinho, hoje podem se valer das plataformas digitais para conquistar views expressivos por conta própria e também controlar sua própria carreira. Os canais de música são atualmente um meio de comunicação eficiente com os fãs, para lançamentos, divulgação de faixas de álbuns, vídeos de cotidiano e parcerias. Os cantores mais populares do país, assim como produtoras de clipes, competem pela atenção direta do público online, o que gera rivalidades de todos os níveis – inclusive como a de Anitta e Ludmilla, que agora passam a disputar diretamente também o voto dos brasileiros.
Dez deles foram apontadas como os mais relevantes do país pelo iBest, que premia os melhores do universo digital.
Os TOP 10 Canais de Música do Brasil são:
Anitta
GR6 Explode
Gusttavo Lima
Henrique e Juliano
Jorge & Mateus
Kondzilla
Luan Santana
Ludmilla
Marília Mendonça
Wesley Safadão
Os dez finalistas em cada uma das categorias do Prêmio iBest foram selecionados pela sua relevância na internet como um todo. Para isso, o iBest utiliza um algoritmo exclusivo, que analisou a presença e engajamento de marcas e influenciadores no Instagram, Twitter, Facebook, Youtube, sites e aplicativos.
Depois de marcar época na internet, o Prêmio ressurge com uma dinâmica renovada e um alcance maior. Ao todo, o prêmio contempla 54 categorias, com duas premiações em cada uma delas: Popular (onde todos brasileiros maiores de 16 anos podem votar) e o Oficial (escolhido por um grupo de especialistas e personalidades).
“Estamos trazemos de volta um selo de qualidade que continua a apresentar o que há de mais importante e interessante para os brasileiros”, afirma Marcos Wettreich, empreendedor e fundador do prêmio. “E é importante observarmos as mudanças de interesse dos consumidores, pois se há poucos anos o influencer competia com a mídia tradicional pela preferência da audiência, hoje na maior partes das vezes o influencer já lidera em vários segmentos. Nos resultados do iBest deste ano já podemos atestar claramente esta tendência ao analisar as relações dos dez maiores. ”
Os campeões, assim como os finalistas (Top 10 e Top 3), receberão o selo iBest, um troféu digital que mostra ao mercado e aos consumidores que a iniciativa se destaca em relação aos demais competidores por sua relevância, e no Prêmio Popular com a distinção única e inequívoca de ter sido definida por votação aberta pelos brasileiros. “Entre tantas ótimas alternativas para os consumidores, chegar ao topo não é para qualquer um. É uma realização que merece reconhecimento e visibilidade para a marca”, explica Wettreich.