Shows

Centro Cultural Fiesp traz São João para a Paulista no domingo (25/6)

Em ritmo de festa junina, o Centro Cultural Fiesp irá realizar no próximo domingo (25) uma grande comemoração inspirada em uma das festas mais tradicionais do país, o São João de Caruaru. Com direito a muito forró pé-de-serra, xaxado, xote, baião e uma grande quadrilha junina, a programação gratuita começa às 14h, na calçada em frente ao Centro Cultural Fiesp.

Diretamente de Caruaru, os trios Fole de Ouro e Capital do Forró, e a Banda de Pífanos trarão os clássicos do cancioneiro nordestino e de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. O público também poderá experimentar alguns quitutes típicos e se divertir com apresentações teatrais da Quadrilha Moleco Drilha e da Procissão de São João.

Confira a programação completa abaixo:

HORÁRIO

ATIVIDADE

14h

Trio Fole de Ouro

Batalhão de Bacamarteiro

15h

Quadrilha Moleco Drilha

15h30

Trio Capital do Forró

16h

Banda de Pífanos

Procissão de São João

16h30

Grande quadrilha aberta ao público

SOBRE AS ATRAÇÕES:

Batalhão de Bacamarteiro
Desde os fins do século XIX, os grupos de bacamarteiros se exibem em Caruaru durante as festas juninas. De um modo geral, a festa popular é formada por homens disparando bacamartes (arma de fogo de cano curto e largo) em homenagem aos santos padroeiros ou a alguma cerimônias cívica ou política.

Banda de Pífanos
A maioria dos integrantes da banda são trabalhadores rurais autodidatas na música, que encontraram no pífano um gosto em comum. O instrumento de sopro, semelhante a flauta, é feito de taquara (madeira comum do Sul pernambucano) e pode variar de som, de acordo com o tamanho – de 65cm a 70cm (chamado Régua Inteiro), 50cm (Três Quartos) e 40cm (Régua Pequena).

Trio Fole de Ouro
Com a formação típica do forró: triângulo zabumba e sanfona, o grupo foi criado há mais de dez anos para manter e disseminar a tradição da música nordestina. Já se apresentaram em diversos festivais regionais.

Quadrilha
A quadrilha é uma dança típica das festas da região Nordeste do Brasil, originária de antigas danças populares de áreas rurais da França e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil por membros da elite imperial para abrir os bailes da Corte, e depois foi assimilada pela cultura popular, tornando-se o que é hoje.

Serviço:
São João no Centro Cultural Fiesp
Data: 25 de junho de 2017 (domingo)
Horário: das 14h às 17h
Local: Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp)
Classificação indicativa: livre
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

Click to comment

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Most Popular

Plataforma de información sobre festivales y conciertos del mundo. Somos un espacio encargado de promover la cultura musical en diferentes países.

Yo Conciertos worldwide - Copyright © 2017 - www.yoconciertos.com

To Top
Facebook